[Miami] Zak The Baker

Zak H. Stern é um padeiro que se tornou o melhor artesão de pães de fermentação natural da cidade.  Ao fazer um estágio de 2 meses numa fábrica de queijos Gruyére, partiu numa busca do pão perfeito para ser comido junto ao queijo. Ele viajou bastante pela Europa, trabalhou e aprendeu tudo o que podia e voltou para os EUA. Aqui, montou uma padaria numa garagem emprestada e passou a desenvolver sua forma de trabalho, ajustando sua receita até chegar à uma massa cuja hidratação chega a 80%. O pão tem uma crosta bem crocante e miolo bastante aerado e brilhante. É feito com fermento natural, o que é um plus e faz toda a diferença! Perto de minha casa é possível comprar seus pães logo cedinho, a partir das sete e meia da manhã, num supermercado. Pães estalando de frescos. Eu sou muito sortuda!

Não demorou muito e os principais restaurantes da cidade passaram a ser seus clientes. A demanda aumentou. O negócio cresceu tão rapidamente que o padeiro teve de reformular seus planos.  Acabaram virando uma padaria de verdade, com mesas e cadeiras, uma mesa grande pra dividir com estranhos ou com a família, e um balcão de onde é possível acompanhar o trabalho dos funcionários. Uma coisa interessante foi que parte da casa foi bancada por financiamento coletivo. As economias de Zak só deram para o aluguel do espaço e para parte dos equipamentos. A montagem do lugar, decoração e móveis foram custeados pelo Crowdfunding. Hoje a casa funciona de domingo a sexta e é possível comprar os pães e outras delícias, como quiche, roscas, cookies, etc. Aos sábados fica fechada, como toda casa judaica. Pra completar, pode-se tomar café por lá, bem cedinho, driblando o horário tardio das casas que servem brunch aos domingos. O cardápio muda sempre e obedece as regras da alimentação Kosher. A Bakery é um lugar despojado, com comida fresca e muito boa e custo benefício excelente. Destaque para a frequência bastante interessante do lugar. Vale dar uma conferida!

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-bqDH4Tl05o8/VJ7_qlAf8lI/AAAAAAAAijI/r3k3Rj7bD3E/s1600/DSC06806.JPGA fachada é simples.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-bqDH4Tl05o8/VJ7_qlAf8lI/AAAAAAAAijI/r3k3Rj7bD3E/s1600/DSC06806.JPG

A fachada é simples.

Fonte: http://mitchandmeltakemiami.com/wp-content/uploads/2014/07/IMG_0646.jpgLogo na entrada, os pães. Usados nos prados da casa, podem ser comprados pra levar. 

Fonte: http://mitchandmeltakemiami.com/wp-content/uploads/2014/07/IMG_0646.jpg

Logo na entrada, os pães. Usados nos prados da casa, podem ser comprados pra levar. 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-905fFkrRQp8/U8Gxgt6k9-I/AAAAAAAAAPM/ff9-sx-Hv_8/s1600/IMG_3264.JPG

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-905fFkrRQp8/U8Gxgt6k9-I/AAAAAAAAAPM/ff9-sx-Hv_8/s1600/IMG_3264.JPG

Iogurte grego com granola da casa e mel.

Iogurte grego com granola da casa e mel.

Torrada com pasta de atum.

Torrada com pasta de atum.

Torrada de pão multigrãos com caponata e ovo pochê.

Torrada de pão multigrãos com caponata e ovo pochê.

Se depois de tudo isso, você ainda precisa de mais um motivo pra ir até lá, eu dou: . Winwood. Bairro cheio de galerias de arte e grafitti pra passear à vontade! 

Referências:

Site do Zak: http://zakthebaker.com/

Facebook do Zak: https://www.facebook.com/pages/Zak-the-Baker/235444843216981

Artigo de blog sobre Zak, com entrevista, em Espanhol: http://aquihaybuenpan.com/zak-the-baker/

Zak no Huffington Post: http://www.huffingtonpost.com/2013/05/05/zak-baker-miami_n_3210729.html