[Miami] Yardbird Southern and Table Bar

No final de 2011 eu vim a Miami pela primeira vez. O objetivo era encontrar meu marido, que vinha de uma viagem de trabalho da Alemanha para trabalhar aqui por uma semana. Além disso, tínhamos um amigo que estava morando aqui, era uma oportunidade de fazer uma visita. Porém, eu vim meio emburrada porque do alto de todo o meu preconceito com a cidade, eu achava que ela era um dormitório para ir à Disney. Eu nem sabia que 4 horas separavam os dois lugares, pra ter-se uma idéia do tamanho do desinteresse que eu tinha, boa parte dele alimentado pelo tipo de "turismo" que os brasileiros costumam fazer aqui: compras. A esta altura quem me lê já percebeu que eu viajo pra comer, fotografar e passear. Raramente compro souvenires ou presentes, porque eles sempre precisam ser carregados e tiram a toda a liberdade de andar de mãos vazias. Eu acreditava que Miami não poderia me oferecer nada do que eu procuro numa viagem. E quando meu marido me disse que muito provavelmente a cidade seria nosso destino nos próximos 3 anos eu quis morrer, de verdade. O que mudou a minha perspectiva daqui foi este restaurante. 

O Yardbird é um bar/restaurante especializado em comida do sul dos EUA. Quando conheci o cardápio era mais variado, mas muitas das opções antigas foram divididas com o cardápio do Swine, assim que o grupo abriu a casa especializada em porco. Com isso, o Yardbird se tornou uma casa especializada em frango frito à moda do sul, como era pra ser desde o início. E acredite: não tem nada haver com KFC ou fast food! Primeiro de tudo, é preciso esquecer a máxima de que comida norte-americana é basicamente hambúrguer e sanduíche. Eles são apenas uma parte da cultura gastronômica, mais especificamente voltada para o horário do almoço - que é corrido. Nas demais refeições, há variadas opções para comer. Basta sair do circuito das redes de comida barata. 

Southern Food é aquela comida que mais está relacionada com a chamada Comfort Food para os estadunidenses. Algo como a comida de Minas Gerais. É incrível como eles utilizam vários ingredientes que nós utilizamos no Brasil, essas semelhanças merecem um post à parte. O frango frito é um dos pratos emblemáticos da Southern Cuisine e este restaurante consegue elevar um simples frango frito ao patamar de arte. Sempre sequinho, de casquinha crocante (não é empanado como um milanesa, mas como um tempura de massa mais grossa), bem temperado e incrivelmente úmido sem nunca estar cru. Se não fosse tão complicado fazer fritura numa cozinha americana com um exaustor minúsculo eu até tentava a receita que o antigo chef divulgou uma vez. 

A casa oferece drinks bastante interessantes à base de bourbon, o uísque feito com no mínimo 51% de milho. Há opções com bacon, alecrim, tomilho e até mostarda! São servidos em vidros de conserva, reavivando um costume antigo do sul: pela falta de copos suficientes pra oferecer bebida aos convidados em dias de festa, usavam-se estes vidros. É uma excelente maneira de começar a curtir o lugar devagarinho e entrar no clima. O lugar é super bem decorado, rústico e moderno ao mesmo tempo. No mais, algumas opções do cardápio pra se ter uma idéia do que eu estou falando:

As lâmpadas dentro dos vidros de conserva! 

As lâmpadas dentro dos vidros de conserva! 

Os coquetéis!

Os coquetéis!

Chicken biscuits: frango frito e os pãezinhos deliciosos do sul. Foto: http://s3-media4.fl.yelpcdn.com/bphoto/_EOxCM8jU3LVwciZ4Gwxgw/o.jpg

Chicken biscuits: frango frito e os pãezinhos deliciosos do sul. 

Foto: http://s3-media4.fl.yelpcdn.com/bphoto/_EOxCM8jU3LVwciZ4Gwxgw/o.jpg

Chicken & Waffles & Watermellon: Por mais estranho que possa parecer, a combinação de frango frito, waffles, maple syrup e melancia é bem gostosa! Crocância, maciez e suculência, aliados aos sabores salgado, doce, apimentado, além do frescor…

Chicken & Waffles & Watermellon: Por mais estranho que possa parecer, a combinação de frango frito, waffles, maple syrup e melancia é bem gostosa! Crocância, maciez e suculência, aliados aos sabores salgado, doce, apimentado, além do frescor que a melancia traz. Só provando!

Já comemoramos o aniversário do meu marido com um Red Velvet Cake delicioso.

Já comemoramos o aniversário do meu marido com um Red Velvet Cake delicioso.

A Apple Pie deles é de morrer se abraçando.

A Apple Pie deles é de morrer se abraçando.